Workshop A Arte de Viajar
a arte de viajar
Formadora: Miguta Água Silva
Data: 13 e 20 Outubro
Duração: 6 horas
Horário: 10.00 às 13.00
Preço: € 40,00
Participantes: Máx.20

Uma viagem pode ser o cumprir de um sonho – ou um pesadelo. Tudo depende de... muita coisa. Depois de decidir onde ir, ler os guias, comprar o bilhete, obter os vistos, fazer a mala – depois de tudo isso, começa o essencial. Como conviver com as diferenças culturais? Como se comportar? Como acautelar as questões de segurança? Como lidar com os assédios? Como proteger-se da eventual desilusão? Que impacto positivo pode a viagem ter em nós – e nos outros?

Destas e doutras questões iremos falar neste workshop sobre "a arte de viajar". Não será um receituário sobre a forma certa de viajar – porque cada pessoa terá de encontrar a sua. Será, sim, uma tertúlia para a qual os participantes poderão contribuir com as suas experiências e histórias de viagem, as suas dúvidas e os seus sonhos. Viajantes como Wilfred Thesiger, Ella Maillart, Rolf Potts ou Dervla Murphy estarão também connosco. Uma oportunidade para inspirar e inspirar-se. Venha daí.
 
Educar no futuro será um compromisso entre o registo de um código de ética e a quebra do facilitismo atual
futuroFreud disse: "Há três funções impossíveis de definir- educar, governar e psicanalisar".

Centremo-nos então em educar. Educar não pode continuar a ser uma função, uma profissão ou uma saída. Educar tem de ser obrigatoriamente uma paixão, uma razão, uma causa política, um ato de cidadania e cultura.

Na conceção antropológica de Paulo Freire, o indivíduo é:

Um ser curioso; um ser inacabado, incompleto e incluso; um ser que partilha o mundo com os outros.

Paulo Freire elabora a teoria do conhecimento sustentado numa ligação entre educador e educando, numa troca de aprendizagens e de conhecimentos, fruto de experiência e experiências de vida em que dois vetores de sentidos contrários conduzem saberes a ambos os intervenientes. Diz: "O indivíduo quer ler o mundo; tematizar; problematizar." Ao pedagogo cabe o papel de conduzir o educando ao conhecimento e com ele enriquecer a sua experiência de vida, sempre no respeito pelo ser humano próximo, sem lhe impor diálogos, mas sim partilhando e construindo a cada passo a aprendizagem.

 


 
Adesão à Rede Social do Seixal
Rede Social do Seixal
Ontem dia 22/05/2012, em sessão plenária da Rede Social do Seixal, a ANIALL foi apresentada e aceite pela unanimidade dos presentes, a ANIALL faz agora parte do Conselho Local de Ação Social do Seixal (CLASS), constituído em outubro de 2004, é o órgão que concerta e congrega os agentes do capital social concelhio, através da participação dos vários parceiros sociais, na procura de coesão, cooperação e acordo relativamente às medidas e práticas das políticas de desenvolvimento local. O CLASS é um fórum privilegiado de diálogo, análise, decisão e orientação.
Esperamos que esta parceria contribua para a diminuição dos níveis de Literacia concelhios e para o bem estar da população em geral.
Ontem dia 22/05/2012, em sessão plenária da Rede Social do Seixal, a ANIALL foi apresentada e aceite pela unanimidade dos presentes, a ANIALL faz agora parte do Conselho Local de Ação Social do Seixal (CLASS), constituído em outubro de 2004, é o órgão que concerta e congrega os agentes do capital social concelhio, através da participação dos vários parceiros sociais, na procura de coesão, cooperação e acordo relativamente às medidas e práticas das políticas de desenvolvimento local. O CLASS é um fórum privilegiado de diálogo, análise, decisão e orientação.
Esperamos que esta parceria contribua para a diminuição dos níveis de Literacia concelhios e para o bem estar da população em geral.
 
Comemorações do 38.º aniversário da Revolução de 25 de Abril
25 de AbrilPor ocasião das comemorações do Dia da Liberdade, o Director do Museu da Presidência da República tem o prazer de convidar V. Exa. para assistir ao concerto de Cante Alentejano, que terá lugar no Palácio de Belém, no próximo dia 25 de Abril pelas 17 horas.
 
«InícioAnterior12345678910SeguinteFinal»

Pág. 4 de 12